quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Polishop - Análise de Mercado - Parte 1

Olá, estudante de negócios, empresário, negociador, investidor e empreendedor.

Nos artigos anteriores, "Polishop - Modelos de Negócio - Parte 1" e "Parte 2", eu apresentei os dois principais Business Model Canvas do MMN da Polishop. Agora iremos analisar o mercado.


Muita gente fica com medo de iniciar um negócio em revenda, porque o vizinho ou colega de trabalho já estão trabalhando nesta área. Ficam com receio de entrarem no timing errado e que a oportunidade já tenha passado. Pensam que não conseguirão ter lucro se entrarem agora, porque o seu vizinho está no mercado há 2 anos e já conquistou todos os seus clientes em potencial. Pensam que a quantidade crescente de pessoas trabalhando com venda direta será a causa de seu prejuízo.

É verdade que número de revendedores Polishop, e de outras empresas, está aumentando. No Brasil existem 4,5 milhões de revendedores de venda direta.


O mercado de Marketing Multinível está saturado?


Ainda dá tempo de entrar neste mercado? Para responder à esta dúvida vou fazer alguns cálculos para descobrir se o mercado de vendas diretas está saturado.

 Usando dados do ano de 2012 à 2015:
Ranking dos 10 países com melhores resultados na venda direta entre os anos 2012 e 2015.

Pela tabela acima é possível verificar que o Brasil ocupa a 6ª posição entre os países com melhores resultados em venda direta em 2015. O Brasil caiu de posição entre 2012 e 2015, mas cresceu 2,1% frente ao crescimento de 7,2% mundial. Valor total mundial: US$ 183,7 bi em vendas diretas. Brasil: US$ 9 bi em vendas diretas e 4,5 milhões de vendedores.

Para saber se o mercado brasileiro está saturado, vou calcular o Grau de Saturação do mercado brasileiro e comparar com os resultados dos países que estão acima do Brasil na tabela. A fórmula do Grau de Saturação usada será:


grau de saturação = número de revendedores / número de habitantes / mil


EUA: 20.200.000 / 323.127,513 = 62,51
Coréia: 6.737.546 / 50.183,920 = 134,25
Alemanha: 838.833 / 81.197,537 = 10,33
Japão: 3.311.000 / 126.684,023 = 26,13
Brasil: 4.571.625 / 206.962,713 = 22,08



Grau de Saturação de Mercado de vendas diretas para os top 6 países com melhores resultados em 2015.

O Brasil apresenta grau de saturação de 22,08 revendedores para cada mil habitantes, enquanto o primeiro colocado do ranking, os Estados Unidos, apresentam grau de saturação de 62,51 revendedores para cada mil habitantes.

Comparando o Brasil com os primeiros países da lista, é possível verificar que o mercado brasileiro tem um potencial de triplicar o número de vendedores para se igualar aos Estados Unidos, que é o primeiro colocado e mantém um mercado crescente em 4,8% ao ano frente ao crescimento de 7,2% mundial.


Conclusão

Em outras palavras, os Estados Unidos apresenta uma saturação 3 vezes maior do que a brasileira e ainda cresce mais do que o mercado brasileiro.
Ainda existe muito potencial de crescimento no Brasil.




Referências Bibliográficas:


WFDSA – World Federation of Direct Selling Associations – Annual Report, 2016.
BUAIZ, Sérgio - A Fórmula da Liderança, 1998.

United Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas - World Population Prospects, 2016.











Abraços,

Diogo C. Ferreira
Empreendedor Polishop 




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