Apenas faça negócio (Just do business)
História do blog
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| Não é nada pessoal, são apenas negócios. |
Olá, estudante de negócios, empresário, negociador, investidor e empreendedor.
No início deste de ano de 2017, minha namorada Vivian(te amo mozão) e eu, definimos uma lista de objetivos de curto e longo prazo. À medida em que as idéias apareciam, anotávamos em uma folha de papel. Incluímos não apenas objetivos em conjunto, mas também objetivos pessoais para que um ajudasse o outro a conquistar seus sonhos individuais. Entre os itens individuais que apontei, dois eram de extrema importância para mim: fazer uma venda de qualquer coisa e abrir pelo menos um negócio até o fim do ano.
Até o início de 2015 eu não tinha definido um objetivo de vida. Eu sabia que gostaria de ser feliz, mas não sabia o que seria essa felicidade. Foi nesta época que eu descobri o que me faria feliz, pelo menos profissionalmente. Assistindo ao programa "O Sócio" do canal History Channel, eu descobri que gostaria de ser igual ao protagonista, Marcus Lemonis. No reality show, Marcus se torna sócio de pequenos negócios em apuros e os ajuda a se desenvolver. São empresas de vários tipos: de pet shop à moedora de café. Cada episódio é uma jornada em que Marcus ensina os donos e mostra os erros e como consertá-los. Ele analisa desde os números até a relação do dono com os empregados. Foi aí que eu descobri que gostaria de ser como Marcus. Eu queria ter várias empresas.
Mas, diferentemente de Marcus, eu não sou bom com vendas. E para se ter um negócio é preciso saber vender. Afinal, quem paga as contas e coloca dinheiro em caixa é o cliente. Eu sempre tive problemas com vendas. Dificilmente comprei algum produto ou serviço que me satisfizesse completamente as expectativas. Sempre fiquei com uma sensação de ser passado para trás, seja indo ao cinema para assistir a um filme ruim ou seja levando o carro ao mecânico. Por esse motivo tenho uma trava mental que me atrapalha a realizar uma venda. Não consigo vender algo se acho que não irá atender à expectativa do cliente. Fico me perguntando: "Por que alguém compraria isso?"; "Mas esse produto é muito caro!"; "Isso não faz tudo o que promete na propaganda"; etc. Sempre brinco que se eu tivesse que vender uma garrafa de água no deserto do Saara seria mais provável eu beber a água do que vendê-la.
Mas o que vender? Para quem vender? Geralmente, as pessoas não gostam do que eu gosto e eu não gosto do que a maioria das outras pessoas gostam. O risco de começar um negócio é muito alto e sempre tive medo de gastar muito dinheiro em estoque e depois ficar com tudo parado. Desde então, sempre tive a consciência de que não conseguiria começar um negócio sozinho. Precisava de alguém para me ajudar. Precisava de alguém que soubesse vender.
Já tentei alguns tipos de negócios como aplicativos de celular, competições de startups e até tentei ganhar um dinheirinho com canal de vídeos no youtube. Depois de quase dois anos sem saber por onde começar, descobri um modelo de negócios em que eu teria um risco reduzido com investimento baixíssimo e um mentor motivado a me ajudar.
Resolvi escrever este blog como um diário de minha jornada como estudante de negócios, empresário, negociador, investidor e empreendedor. No futuro, pretendo usar o conteúdo deste blog no meu TCC em MBA em Gestão Empresarial.
Continue acompanhando o blog para aprender com meus erros e se inspirar em meus acertos.
Abraços,
Diogo C. Ferreira

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