No artigo anterior, "Como cheguei até aqui", eu disse que descobri um modelo de negócios em que eu teria um risco reduzido com investimento baixíssimo e um mentor motivado a me ajudar. Nesse artigo vou explicar qual é esse modelo e nos próximos artigos irei detalhá-lo.
O que mostrarei aqui é fruto da minha experiência trabalhando com a Polishop desde Fevereiro de 2017. Farei um diário de meus erros, acertos e minhas análises. Mostrarei o que funcionou e o que não funcionou pra mim.
O que é a Polishop
A Polishop é uma das maiores empresas de varejo no Brasil. Ela vende vários tipos de produtos que vão de produtos de beleza, passando por produtos de limpeza e cozinha até alimentos para quem quer ter uma vida saudável. Ela tem um canal de televisão e seu fundador e dono, João Apolinário, participa da versão brasileira do programa de televisão "Shark Tank", do canal Sony.
Além do canal de televisão e das lojas físicas, a Polishop também usa o modelo de Marketing Multinível(MMN). E foi esse modelo que me atraiu.
O que é Marketing Multinível(MMN)?
Marketing Multinível é um modelo de negócios criado para se vender um produto ou serviço.
É uma rede de pessoas vendendo os mesmos produtos ou serviços, porém cada um em uma região. Geralmente, os produtos são exclusivos da rede, ou seja, nenhuma loja ou empresa pode vender estes produtos. Isto garante exclusividade e mercado para as pessoas da rede, que são as revendedoras.
O conceito de "multinível" vem do formato da rede:
![]() |
| Estrutura de um marketing multinível |
Uma pessoa entra no MMN indicada por outra pessoa. Assim, ela fica ligada à primeira pessoa na rede. Neste caso ela estará no segundo nível da rede. E, assim por diante, as pessoas vão entrando na rede sempre indicadas por outras pessoas.
Uma pessoa que indica outra ganha o direito de receber um porcentual das vendas de quem ela indicou e, também, um porcentual das vendas da pessoas que foram indicadas pelas pessoas que ela indicou.
O "charme" do negócio está neste porcentual que se ganha, pois ele é considerado uma renda extra para a pessoa. Esta renda é ganhada sem nenhum esforço adicional, por isto é chamada, também, de renda passiva.
O Marketing Multinível(MMN) da Polishop é Pirâmide Financeira?
![]() |
| Marketing Multinível é Pirâmide Financeira? |
Uma Pirâmide Financeira, também chamada de esquema Ponzi, é um esquema que usa o MMN para atrair pessoas para a rede e enganá-las, fazendo com que elas percam o investimento inicial do negócio. A pirâmide se sustenta apenas pela entrada de novas pessoas, que pagam o valor inicial do negócio e, que depois vivem de atrair novas pessoas e receber as porcentagens em cima das novas pessoas que vão entrando. É um ciclo vicioso. Praticamente não há venda de produtos ou serviços para alguém de fora da rede.
Os únicos beneficiados em uma pirâmide são as pessoas que entram no início e ficam no topo. Com o passar do tempo o esquema é denunciado, como ocorreu com o Telexfree, ou a pirâmide não se sustenta por causa da enorme quantidade de pessoas que já entraram. Quando as pessoas ficam acomodadas e não há um número suficiente de pessoas recrutando, a pirâmide "desmorona", pois não há venda de produtos para manter a renda da rede.
Quando este modelo de negócios da Polishop me foi apresentado, o meu maior medo era de estar entrando em uma pirâmide financeira. Mas alguns argumentos me convenceram do contrário.
No MMN da Polishop existem produtos reais à serem vendidos. Não existe a necessidade de recrutar ninguém para que o negócio continue funcionando. A renda vem das vendas de produtos para pessoas de fora da rede. Você ganha de acordo com o seu esforço.
Outros MMN oferecem apenas um tipo de produto como cosméticos(Abelha Rainha, Mary Kay, Avon ou Boticário) ou produtos emagracedores(Herbalife). O MMN da Polishop oferece uma ganha imensa de produtos de vários tipos: desde produtos de beleza e bem estar até produtos para casa e cozinha; de cosméticos e bebidas saudáveis à eletrodomésticos e produtos de limpeza.
Outro argumento que me chamou muito a atenção foi o fato de ter uma empresa idônea como a Polishop por trás do negócio. É difícil de acreditar que uma das maiores varejistas do Brasil estivesse envolvida em um esquema feito para enganar e prejudicar as pessoas. O Sr. João Apolinário é um empresário muito conhecido e respeitado no Brasil.
O Marketing Multinível(MMN) da Polishop é uma franquia?
![]() |
| Algumas das franquias mais encontradas em shopping centers |
Legalmente, o MMN(Marketing Multinível) da Polishop não é uma franquia. O revendedor da Polishop é considerado um empreendedor autônomo e sem vínculo empregatício com a Polishop.
Mas na prática, o MMN da Polishop funciona como se fosse uma microfranquia da Polishop. A Polishop oferece toda a estrutura de uma franquia. Ao revendedor é oferecido um site da Polishop com todos os produtos vendidos na loja física. Além do site existe, nas grandes cidades, o Office da Polishop onde estão disponíveis produtos para demonstração e estoque para que o revendedor possa pedir a mercadoria com mais agilidade e já entregar para o cliente no mesmo dia. É oferecido, também, ao revendedor um site com todos os pedidos e informações sobre vendas, sobre a rede de parceiros do revendedor e sobre os ganhos para facilitar a administração do negócio. Com os relatórios desse site não é necessário manter uma planilha em separado para o controle dos pagamentos e recebimentos. Outro ponto importante é a mentoria que se ganha, assim como ocorre nas franquias. Existem pessoas dispostas a ajudar e ensinar quem está começando no negócio.
Ou seja, é um negócio já formatado e testado. Basta que o "franqueado" siga o modelo de negócios.
Uma coisa fundamental é que, embora possa gerar renda extra e possa ser executado em tempo parcial, o MMN da Polishop deve ser tratado como um negócio sério. Só com a visão e sentimento de dono o negócio irá para a frente.
Nos próximos artigos vou falar mais sobre os 2 Modelos de Negócio que identifiquei no Marketing Multinível da Polishop.
Gostaria de conhecer mais sobre o modelo de negócios da Polishop?
Abraços,
Diogo C. Ferreira
Empreendedor Polishop




Nenhum comentário:
Postar um comentário